segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Numa pausa muita coisa se passou....

RUGBY NACIONAL

O nosso campeonato, como é sabido, está em pousio, se calhar parado fica mais competitivo.
A Federação deve estar à espera que nasça algo de novo com os Torneios de Ten's. Este calendário está a tornar a situação dos jogadores de rugby portugueses muito semelhante a situação económica dos portugueses, ricos cada vez mais ricos e pobres cada vez mais pobres. A FPR organizou Ten's para colmatar a falta de competição, sinceramente acho que a solução não era a mais indicada mas ou menos tivemos solução.
Esta é a melhor altura para jogar o Campeonato Nacional, com os internacionais fora cena as equipas piores classificadas teriam que treinam mais para tentar aproveitar as ausências das equipa do topo da tabela e estas teriam que jogar com jogadores menos utilizados face á ausência dos internacionais. Isto implicava que todos os jogadores que não estivessem na Selecção treinam mais.
  • Os jogadores do Benfica, CDUP, Cascais e Técnico estariam perante uma excelente oportunidade de se aproximar dos 4 da frente assim sendo existiria mais motivação, empenho e provavelmente mais treino (do que está a existir agora) que resultaria de um aumento do nível da equipa.
  • Os 4 da frente iriam ter de continuar a treinar, arranjar soluções para as ausências, utilizar mais jovens, mais motivados que obviamente davam tudo nos treinos e jogos para agarrarem um lugar no quinze das respectivas equipas.

Julgo que a longo-prazo, isto só traria benefícios pois teríamos um leque maior de jogadores prontos a jogar, possivelmente mais opções para a selecção nacional e finalmente veríamos jogos equilibrados na Divisão de Honra claro que os jogos seriam de menor qualidade mas a curto-prazo isso inverter-se-ia rapidamente.

RUGBY INTERNACIONAL

Uma derrota e um empate foram os resultados da nossa selecção. Do primeiro jogo, no EUL contra os Russos, apenas retiro duas coisas:

  1. Uma selecção sem convicção, sem vontade de vencer, que só quis jogar na 2ª parte. Acho que lhes falta mais coração
  2. Jogadores que são chamados constantemente e não fazem nada, enquanto outros ficam a ver pela televisão.

Já contra os Lelos, a história deve ter sido outra (não consegui ver o jogo) porque não são todas as equipas que empatam na Geórgia. Estava 13-20 até ao último minuto (há quem diga que passavam 3 minutos da hora) e os homens da casa marcar e converteram empatando assim o jogo a 20.

Embora até não tinha sido um mau resultado, acho que não é com empates que vamos ao Mundial, temos de ganhar em TODO O LADO, já não fomos lá ganhar quando eram fisicamente mais fracos? Já não fomos lá ganhar quando nem tínhamos médico, nem metade das condições que temos hoje em dia? Acho que nunca tivemos tantos jogadores em tão boas condições de representar Portugal com tanta qualidade. Fazemos das equipas de Leste uns bichos de 7 cabeças, temos de acreditar mais em nós, temos que pensar que podemos chegar mais longe do que um Mundial com 4 derrotas. Muitos acham que chegamos ao limite e mais não conseguimos. Acho que não foi assim que chegamos ao Mundial.

Vamos esperar para ver....

6 NAÇÕES

Após duas jornadas deste Torneio, vimos um País de Gales muito forte (ainda com algumas ausências), uma Irlanda decidida a lutar pelo título, uma França que não mostra o potencial de outros anos, uma Inglaterra com MJ à procura de rumo, uma Escócia mais forte que irá causar sérios problemas à selecção da rosa (aposto nos escoceses para este jogo), e por fim uma Itália cheia de adaptações e naturalizados que aposta agora forte na formação (abriram há cerca de dois anos 14 academias de rugby no país inteiro, quando só existia uma) e que certamente daqui a 5/10 anos irá colher os frutos.

Aqui vai a minha aposta para a classificação final:

1 País de Gales

2 Irlanda

3 França

4 Escócia

5 Inglaterra

6 Itália

3 comentários:

Anónimo disse...

"A Federação deve estar à espera que nasça algo de novo com os Torneios de Ten's"

"Esta é a melhor altura para jogar o Campeonato Nacional, com os internacionais fora cena as equipas piores classificadas teriam que treinam mais para tentar aproveitar as ausências das equipa do topo da tabela e estas teriam que jogar com jogadores menos utilizados face á ausência dos internacionais. Isto implicava que todos os jogadores que não estivessem na Selecção treinam mais"

Seclahar ainda hà pessoas que não pensam que os principais interessados no campeonato estar parado nesta altura não é apenas a selecção.

Para além de que se este não passasse o campeonato tornar-se-ia injusto visto que muitos jogadores dos principais clubes são da selecção. Por mérito da formação de estes clubes!

Secalhar neste campeonato não fazia diferença (visto a diferença pontual) mas nos outros campeonatos poderia cris embaracos pois os melhores jogadores de um clube não estao disponiveis para jogar visto estarem na selecção! Se esta é a solução do bloguer para este assunto discordo completamente pois não seria apenas um jogo mas sim 5 ou 6 (são cinco jornadas perdidadas), ou seja 15 pontos!!!

Anónimo disse...

Pessoal,
vamos mobilizar-nos para que o Mundial de Sevens dê na RTP ou noutro canal de sinal aberto.

Anónimo disse...

"secalhar" foi uma palavra que inventaram neste blogue??
se quer ter um blogue aprenda a escrever. dei uma leiuta de relance no seu texto e para além deste ainda tem pelo menos mais 2erros. tente descobrir

já agora, são os clubes que querem que o campeonato pare.

dizer mal da selecção também não ajuda, tivemos azar na Georgia e um coração do tamanho do mundo. contra a Russia podiamos ter feito melhor mas não nos esqueçamos da preparação que eles e nós tivemos. podiamos ter ganho. podemos ganhar a qualquer selecção nas 6 nações B e acredito que o faremos. melhor que os que lá estão não há!
cps