quinta-feira, 16 de abril de 2009

Campeão à vista

(a votação para nº6 e nº7 do XV formado em Portugal na DH iniciou-se hoje, terão a duração de 6 dias)

O C.F.Belenenses os campeões nacionais, Agronomia os campeões ibéricos, o Direito os vencedores da taça e supertaça de Portugal e o CDUL são as 4 equipas que este fim de semana vão jogar a primeira de duas mãos das meias-finais da Divisão de Honra.



GDDIREITO

Os campeões em título defrontam, em casa, o GDDireito equipa que conta com um grande leque de internacionais e jogadores muito experientes que podem fazer a diferença.
Estarão disponíveis jogadores como Pedro Leal e Adérito Esteves que estiveram ausentes devido às Selecções.
Aguardemos até Domingo para ver como Frederico Sousa montará a sua equipa para este confronto. Será que depois das boas exibições de Pedro Leal a 15 pela Selecção Nacional voltará a esta posição no seu clube? Será que Frederico Sousa apostará no experiente Miguel Portela, para este jogo decisivo?
Tendo em conta todo o campeonato é normal que a linha atrasada de Monsanto se apresente da seguinte forma:
9-Pedro Leal 10-Luis Salema 11-Adérito Esteves 12-Miguel Leal 13-Miguel Portela 14-António Dias 15-António Aguilar
Se estivesse no lugar de Frederico Sousa apostaria na seguinte linha:
9-António Dias 10-Luis Salema 11-Adérito Esteves 12-Miguel Leal 13-Miguel Portela 14-António Aguilar 15-Pedro Leal
O António Dias, habitual ponta, jogaria a formação visto que era a posição que desempenhava com qualidade no CDUP mudando assim Pedro Leal para 15, trazendo mais criatividade aos 3/4s.
Os avançados, é um sector onde os advogados têm várias opções. Contam com jogadores como João Correia, Jorge Segurado, Vasco Uva, Diogo Coutinho, Eduardo Acosta.
1-J.Segurado (B.Raposo)* 2-J.Correira 3-B.Mota 4-Jeremy Hikuroa 5-E.Acosta 6-D.Coutinho 7-S.Palha 8-V.Uva

*Não estou a par da recuperação de Jorge Segurado

BELENENSES


Já o Belenenses não vai poder contar com ,o ponta, David Mateus que se encontra lesionado até o final da época.
Esta equipa nos último jogos têm jogado com vários jogadores sub 20 na sua equipa titular como Manuel Costa, Henrique Morato, Pedro Melo. Julgo que Tucurman vai apostar nos seus jogadores mais experientes para o encontro
9-Bruno Nifo 10-Damian Steele 11- Francisco Moreira 12-Diogo Mateus 13-Pedro Silva 14-João Mirra/Duarte Bravo? 15-Diogo Miranda
Destaque para a já conhecida dupla de centros D.Mateus/P.Silva que certamente causará estragos no jogo de Domingo.
Nos avançados, a equipa do Restelo poderá voltar a contar com João Uva, que é o grande líder desta equipa e a sua ausência influência muito o desempenho da mesma.
1-Emanuel Chirino 2-William Hafu 3-Facundo Borrelli 4-Valter Jorge 5-Francisco Cabral
6-Salvador Cunha 7-Miguel Fernandes 8-João Uva (penso que Sebastião Cunha ainda está lesionado)

Na outra meia-final, no EUL, o vencedores da fase regular encontraram o 4º classificado o CDUL.
Os agrónomos foram os melhores até ao momento tendo perdido apenas uma vez, na Tapada contra o Belenenses. Os homens da Tapada foram aqueles que mais vezes jogaram com a sua equipa "tipo" devido ao reduzido número de jogadores que fornece à SN face às outras 3 equipas.

AGRONOMIA

Ricardo Sequeira apresentará certamente a seguinte equipa:
1-G.Duarte 2-B.Duarte 3-Vicent Coelho 4-Conrad 5-Juan Severino 6-A.Duarte 7-G.David 8-Le Roux 9-L.Kadosh 10-Duarte CP 11-Vasco Gaspar 12-Sylvestre 13-F.Mira/R.Sacadura 14-Filipe Saldanha 15-Joe Gardener.
Não sabemos como está Francisco Mira fisicamente, saiu lesionado o fim de semana passado, caso não jogue é natural que Sacadura ocupe a sua posição.
Nesta equipa é necessário ter atenção à 3ª e 2ª linha, todos eles são jogadores que aparecem muito em jogo aberto e que gostam de ter a bola. Nos 3/4s, são importantes o cérebro da equipa Cardoso Pinto e Gardener o homem dos pontos da Tapada.

CDUL


Do lado dos universitários, temos uma equipa jovem e que pode causar muitos problemas aos agrónomos. Uma linha de 3/4s jovem e rápida que será constituída por:
9-Pinto Magalhães 10-Nuno Penha e Costa 11-Gonçalo Foro 12-Peter Leulusoo 13-Bernardo Silveira 14-Nuno Ferreira 15-Maxi Jordan
De referir que Foro e Silveira voltaram dos sevens dando assim mais velocidade e qualidade à linha azul.
Nos avançados os universitários apresentaram:
1-J.Júnior 2-D.Figueiredo 3-D.Fialho 4-Afonso Sousa 5-James Riddel 6-Julian Palmer 7- F.Coimbra 8-T.Girão
Julgo que este é o melhor sector do CDUL, têm jogadores jovens, experientes, estrangeiros com qualidade e vários internacionais.
Começando pela 1ª linha, é composta por jogadores que Morais têm utilizado na Selecção Nacional contando com o mundialista Figueiredo.
Na 2ª linha, tal como na Agronomia, temos dois jogadores que podem jogar na 3ª linha. Um jovem Afonso Sousa e um estrangeiro que já nos mostrou o que vale.
A 3ª linha conta com o regresso do madrileno e 8 da nossa selecção Tiago Girão jogador que têm evoluído bastante nos últimos anos.


Acabando este post. Espero que todos os adeptos possam finalmente ver aquilo que o rugby em Portugal tem de melhor, com grande equilibrado e de grande nível pois qualidade não falta.

3 comentários:

Anónimo disse...

Muito boa analise ainda bem que voltou!

Anónimo disse...

bernardo mota do gdd partiu o perónio no jogo com o cascais

seguindo a lógica, jogará o Francisco Tavares

Anónimo disse...

Boa analise...
apenas uma consideração na equipa do CFB:
Só podem jogar 3 estrangeiros:

entre emanuel chirino ou damien steel um começa no banco. se for chirino hugo é titular se for damian miranda titular.

destaque ainda para os seguintes jogadores João Mirra e Salvador Cunha (recem chegados tb dos VII), Valter Ferreira (int. XV e VII).