sábado, 24 de janeiro de 2009

Mais bases para o futuro

PROJECTO NESTUM RUGBY NAS ESCOLAS

Após a noticia no site da Associação do Rugby Sul, em que diz que o Projecto Nestum já envolveu 200 escolas, 15000 alunos (entre o 5º e 9º ano) e 500 professores.

Achei que poderia ser interessante falar sobre o assunto, acho que não há melhor maneira de garantir futuro para a modalidade. Se 1/10 do alunos envolvidos começarem a jogar teremos um aumento muito significativo no número de jogadores nos escalões jovens


O projecto resulta de um acordo da FPR com Gabinete Coordenador do Desporto Escolar, que consiste na divulgação e promoção da modalidade no meio escolar, assegurando que as escolas tenham um kit com material para ensino e prática de rugby, patrocinado pela Nestum.




O processo está dividido em 3 partes:
  • I- Sensibilização e formação de professores e alunos para ensio e prática do rugby


  • II- Dinamização de torneios inter-turmas


  • III- Convívios inter-escolas


O ensino do rugby será feito através do Tag Rugby, a meu ver muito mais próxima do rugby real do que o tradicional "touch". Com tal, o Kit Nestum vêm equipado com 4 bolas, 24 cintos Tag Rugby, 24 coletes, 20 cones de sinalização e o dossier do professor.



Segundo o planeado a primeira fase está a terminar (30 de Janeiro), ou seja, os torneios inter-turmas estão aí à porta em muitas escolas. Embora o desporto escolar no nosso país não tenha a mesma força que tem em outros países, esperemos que após este projecto exista mais um "booom" nos practicantes da modalidade e que cresça entusiasmo junto das escolas, nomeadamente nos núcleos de Educação Física.


Acompanhando este processo é essencial que haja mais comunicação sobre o rugby (jogos da selecção), que os miúdos vão para casa pedir ao pais para irem ao EUL verem os Lobos jogar,(penso que ainda alguns internacionais participaram neste projecto não tenho a certeza), que exista o tão falado programa semanal com um resumo da jornada da Divisão Honra, quem sabe a final-four, que se prevê muito equilibrada, seja alvo de transmissão televisiva.


Por último, uma chamada de atenção para os tão importantes patrocinadores Super Bock e Nestum que suportam, respectivamente, o CNT e Projecto Rugby nas Escolas, ambos excelente projectos a nível de formação onde podemos retirar grandes benefícios para o nosso Rugby.

5 comentários:

Anónimo disse...

está a valer a iniciativa da Nestum!

Anónimo disse...

Bom Post é preciso que se divulgue o q se faz bem! Parabéns!!!

Anónimo disse...

parabéns ap prof. Mário Pato

Anónimo disse...

Joe Gardener naturalizou-se portugues?

Nunca o vi na selecção. nem jogou na equipa dos estrangeiros!

Anónimo disse...

É por aqui, pela divulgação do rugby que se pode chegar a algum lado. Vamos ensinar os prof de Ed Física a treinar rugby é colocando milhares de cr a jogar com alguma regularidade que o rugby cresce...